Parque Estadual do Cocó

Considerado o pulmão da cidade de Fortaleza, o Parque Estadual do Cocó compreende uma área de 1.571 hectares, sendo o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina. A maior área verde da capital cearense com mais de 2 km de trilhas interligadas é ideal para quem quer praticar esportes, relaxar ou contemplar a natureza. O nome do parque tem origem no rio que ultrapassa todo o limite do mesmo, o Rio Cocó, o que explica a formação de matas ciliares, dunas e manguezais.
No passado, a região abrigava sítios, dentre os quais o sítio de propriedade do Sr. Antônio Diogo, que faz extração de sal, a histórica Salina Diogo. Com a queda da produção no final dos anos 70, a salina foi desativada, e assim iniciou-se a instalação de residenciais e equipamentos sociais na região. O sonho de manter uma região com natureza preservada cresceu entre ambientalistas e cidadãos, e assim surgia o movimento de criação do Parque do Cocó, que após 40 anos foi oficialmente regulamentado pelo Governo do Estado em 2017.
Em tempos passados, nas áreas que hoje compreendem o Parque do Cocó e seu entorno, existiam muitos sítios. Entre eles, o sítio do Senhor Antônio Diogo de Siqueira filho, que fazia a extração de sal na salina Diogo, respectivamente. Com a queda na produção de sal, no final dos anos 70, as salinas foram desativadas. Assim, deu-se inicio a instalação de residenciais e equipamentos sociais nessas áreas.
O sonho de manter na cidade uma região com natureza preservada tomou forças no mesmo período, quando os primeiros movimentos ambientalistas de Fortaleza resolveram lutar pela criação do que se tornaria o Parque do Cocó.
Dentre as atividades realizadas, destacamos as Trilhas Ecológicas guiada, Arvorismo, Passeio de Barco, Vem Passarinhar, Projeto Viva O Parque. Este último projeto ocorre aos domingos das 08 às 12:00 horas com atividades lúdicas para crianças, espaço de massagem relaxante, aulas de dança de salão, Tai chi chuan, ginástica, dentre outras. O “Viva o parque” é promovido pelo Governo do Estado que oferece de forma gratuita as atividades, agregando famílias, adultos, jovens que vêm desfrutar do “domingo no parque”.
Para quem desejar fazer uma caminhada nas trilhas, a entrada pode pela Av. Padre Antônio Tomaz ou Av. Sebastião de Abreu, que são os trechos do Parque mais frequentados pelos fortalezenses e turistas. Nas trilhas, os visitantes apreciam a riqueza da fauna e da flora nativa, vivenciando a imersão nessa área especial da cidade.
O Parque possui, ainda, um complexo esportivo, posto da polícia ambiental e anfiteatro onde ocorrem atividades culturais, encontros de ioga, dentro outras, contribuindo para um espaço vivo e pulsante para todos que visitam “o Cocó”.