Centro Comercial e Histórico de Fortaleza

Assim como o rio corre para o mar, o fortalezense corre para o “centro da cidade”. Esta é a expressão que traduz o vínculo do nosso povo com o centro histórico e comercial de Fortaleza. Um lugar dinâmico, plural, que tão bem revela a cultura/história local, o jeito de ser do nosso povo que adora percorrer as ruas, praças e atrações da região.

Para você que visita Fortaleza, dedique um dia ao Centro. Vamos deixar aqui dicas de lugares a conhecer “caminhando pelo Centro” :

Praça José de Alencar, onde o ilustre escritor dar nome a um lugar que fervilha vitalidade, de intenso comércio popular, abrigando, ainda, o Teatro José de Alencar e a histórica Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, inaugurada em 1852.

Teatro José de Alencar é uma atração à parte, inaugurado em 1910, uma bela obra de arte no estilo neoclássico, o edifício se destaca por seus vitrais coloridos, pinturas no teto e também pelo jardim projetado pelo paisagista Burle Marx.

Praça do Ferreira é uma parada obrigatória sentar em seus bancos, apreciar o fortalezense “raiz” que com espontaneidade ocupar os espaços com rodas de conversa e atrações de artistas populares. Não deixe de ir à pastelaria Leão do Sul (em frente à praça) para saborear um delicioso pastel com caldo de cana, tradição para quem visita o Centro. A praça é rodeada de prédios históricos, dentre os quais destacamos o Cine Teatro São Luiz, que vale a pena visitar e aproveitar a programação cultural do lugar.

Mercado Central e EMCETUR ( antiga cadeia pública transformada em centro de artesanato): para quem aprecia artesanatos e produtos regionais são duas paradas obrigatórias, onde a diversidade, o colorido e os sabores encantam os visitantes. Nesses lugares encontra-se de tudo de artigos de couro à renda, do suco da própria fruta produzido na hora(tamarindo, caju, graviola, cajá…) à castanha de caju, uma infinidade de itens para encantar o turista.

Praça dos Mártires (Passeio Público) é a mais antiga da cidade, onde a sociedade se reunia para passeios em um lugar encantador com árvores centenárias e bela vista para o mar. Nas tardes de sábado acontece a programação “Feijoada com Chorinho” em um pequeno restaurante situado no Passeio. A praça possui esse nome em homenagem aos revolucionários da Confederação do Equador que foram assassinados no local por volta de 1830.

Museu do Ceará, em frente à Praça do Mártires, instalado em um edifício inaugurado em 1871. Para conhecer um pouco da história do estado com temas dentre os quais povos indígenas, escravidão, abolicionismo, além de relíquias com o punhal de Lampião, a bengala e batina do Padre Cícero até a presença do Bode Ioiô, um bode que circulava diariamente na Praça do Ferreira e virou um personagem pitoresco da cidade.

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, ao lado do Passeio Público, você pode visitar este Forte que como diz o verso do hino de Fortaleza: “junto à sombra do muro do Forte a pequena semente nasceu “. Construída pela primeira vez em 1649, no período da segunda invasão holandesa no Brasil. Hoje abriga a 10ª Região Militar, sendo aberta para visitas guiadas.

Se ao final do dia você ainda tiver fôlego, pode seguir para o Centro de Arte Cultura Dragão do Mar, projeto do arquiteto e compositor Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leonque dispõe de biblioteca, planetário, teatro, cinemas, espaço para exposições, área verde, além do Museo de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense. E mais o Dragão é local para curtir a vida noturna com opções de bares, restaurantes e cafeteria. Dragão do Mar é uma homenagem ao histórico Chico da Matilde, jangadeiro, símbolo do movimento abolicionista no estado, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

Agora é planejar sua viagem ao Ceará e incluir um dia dedicado ao “Centro”.